åInicial

PROJETO PEDAGÓGICO 2012

Ouça a música

Conheça o Projeto

Neste ano de 2012 o Colégio Nossa Senhora das Mercês está trabalhando o projeto SÃO RAIMUNDO NONATO – CIDADE CENTENÁRIA. DA PRÉ-HISTÓRIA À MODERNIDADE, que  visa trazer para a sala de aula,a realidade de nossa cidade que faz 100 anos de existência, levando cada aluno a conhecer a origem de seu município e, consequentemente, a sua própria origem.

Assim, nos dias 23 e 24 de março , aconteceu a abertura oficial do projeto, com apresentações as mais diversas. A beleza desses dois momentos você pode conferir nas fotos abaixo.

EDUCAÇÃO INFANTIL

O Colégio Nossa Senhora das Mercês foi fundado em 02 de setembro de 1937. Há quase 75 anos, vem oferecendo aos cidadãos sanraimundenses um ensino que deixa marcas na vida dos que aqui passaram. Foram muitos os momentos de alegria...!!!! E as crianças da Educ. Infantil “vestiu-se”, literalmente, de corpo e alma, para mostrar à plateia um pouco dessa história contida na história das diretoras que o colégio já teve e até os uniformes usados pelos alunos ao longo de todo esse tempo. Finalizaram fazendo uma homenagem aos pais que já foram alunos do colégio e que hoje são profissionais bem-sucedidos. Foi muito emocionante mesmo!!

1º ANO

Pensando na preservação da fauna e da flora de São Raimundo Nonato, a turma do 1º ano subiu ao palco para  apresentar a peça teatral “Alvoroço na caatinga” e sensibilizar as pessoas a cuidarem dessa riqueza invejável que existe nesse lindo torrão.

2º ANO

Ao Trabalhar o Resgate da história de nossa querida São Raimundo Nonato não se pode  deixar de falar sobre  a Educação, que sempre visa atender as exigências de um povo, num determinado período ou espaço de tempo.

Os alunos do 2º ano  realizaram na abertura de nosso projeto, um resgate de profissionais que durante muito tempo de suas vidas, contribuíram para a educação de nossa cidade e deixaram marcas e grandes lembranças.

3º ANO

São Raimundo Nonato completa, neste ano de 2012, cem anos de emancipação política. Mas a história de nossa cidade começa muito antes disso. Então, o 3º ano mostrou que aprendeu direitinho sobre essa história e  contou a todos como tudo isso aconteceu ao apresentar  a peça teatral “São Raimundo Nonato – A origem”.

3ª SERIE

Nossa cidade é conhecida mundialmente por ser palco de atrações turísticas que retratam o passado da humanidade.

Por isso, a 3ª série “chegou e abalou” demonstrando através da dança, a beleza e a importância de alguns pontos turísticos da nossa cidade, assim como a cultura popular, representada pela figura misteriosa e encantadora do   bumba-meu-boi.

4ª SÉRIE

A economia de São Raimundo Nonato, surgiu quando fundaram várias fazendas. A partir daí veio a prosperidade, alinhando-se ruas, construindo-se casas, praças e organizando-se uma feira semanal aos sábados, onde os lavradores vinham para a cidade e expunham seus produtos à venda.

Pensando no comércio de ANTES e no de HOJE, os alunos da 4ª série  apresentaram um pouco desta história em forma de repente, no ritmo conhecido como coco embolado.

5ª SÉRIE

Já dizia o inesquecível Egídio Raposo: “Para fazer música, a única coisa que o indivíduo precisa é estar vivo. Não precisa saber ler, nem adquirir materiais e sequer sair de casa.”

E é devido à importância que a música tem, que os alunos da 5ª Série   apresentaram a história da música em São Raimundo Nonato, por meio de um programa de televisão chamado “Cidade Centenária”, onde  homenagearam alguns dos  talentos locais, entre eles: O Sr. Hamilton Araújo Barreto, seu filho Herivelto Barreto, Tita Veiga  e Gilberto Dias. E olha que essa homenagem rendeu um belo  momento musical ao som  inconfundível do violão de Tita Veiga e o saxofone de Herivelto Barreto. Bom  demais!!

6ª SÉRIE

Ainda no campo da música e da dança, a 6ª Série apresentou  uma coreografia com a música Meu São Raimundo,  composição de Tita Veiga , em ritmo de forró, típico de nossa região, onde fez um  convite a todos para conhecer os atrativos naturais que nossa cidade possui.

7ª SÉRIE

São Raimundo é uma cidade centenária com muita história pra contar. Ninguém antes podia imaginar que as caatingas do semi- árido limitadas pelo sudeste piauiense, tivessem servido de berço ao imigrado homem das Américas. E que depois seria desbravada pelo bravo comandante José Dias Soares que fixou moradia e começou a desenvolver o local que possuía uma enorme riqueza extrativa. Não nos esquecendo da maniçoba que foi por alguns anos suporte econômico e financeiro, até descobrirem outras fontes de renda.

Desta vez quem chegou pra contar essa história foi a 7ª Série  comemorando todas as conquistas comerciais da nossa querida São Raimundo Nonato.

8ª Série

Seguindo os versos do hino de nosso projeto que diz  “São Raimundo,Terra rica em beleza natural / De fauna e flora sem igual / A Capivara patrimônio cultural, mundial”, a 8ª série desfilou as riquezas de nossa terra, cantando em prosa e verso o super chique I FASHION DAY SANRAIMUNDENSE.

Que espetáculo !

1ª SÉRIE ( Ens. Médio)

Em razão de nossa escola trabalhar o Projeto Pedagógico São Raimundo Nonato Cidade Centenária: DA Pré- História à Modernidade foi que os  alunos da 1ª Série, ofereceram ao público presente no 2º dia da abertura do projeto, uma amostra de como era a saúde pública, sobretudo para os menos “favorecidos” de nossa sociedade.  Para isso apresentou a  Peça Teatral  “ HISTÓRIA DE UM FILHO DA TERRA”.

E  a globo não sabe o que tá perdendo! Ô povo talentoso, viu?!

Colégio Nossa Senhora das Mercês

Rua Cel. José Dias, 1367 – Aldeia – São Raimundo Nonato – Piauí - Cep: 64.770-000 – Telefone: (89) 3582-1683